about


duo é uma publicação impressa, espaço alternativo ao circuito de exposição.
Consiste numa plataforma de confronto entre dois pólos, propostos a reflectir em torno de um mote. Segundo este, é desenvolvida reciprocamente a forma de cada exemplar, entre intervenientes convidados e designer permanente. A selecção de ambas as partes assim como o respectivo tema são responsabilidade do elemento mediador que assume o papel de curador. É um projecto aberto às várias estruturas criativas.
Nesta primeira edição André Romão e Diogo Evangelista apresentam uma reflexão acerca da ideia de display. :: A.L.B.
ghdjsagfjkysagyj
A pesquisa apresentada nesta publicação sobre display, não tem qualquer pretensão enciclopédica, narrativa ou conclusiva sobre o tema a que se propõe. Interessa-nos mais uma abertura livre e especulativa, uma explosão (ou implosão) das relações entre significantes e significados. O pensamento em torno da ideia de display apresenta-se sobretudo recorrendo a três abordagens. Primeiro, à metáfora chave da visibilidade, do que dá a ver, perceber os mecanismos de exposição e apresentação como suportes catalizadores, como objectos que instauram o visível, que oferecem à percepção e logo à compreensão. Em segundo lugar, a abordagem dos mesmos como potenciadores de hierarquia (e/ ou estratificação visual), entre o que dá a ver e o que vê, entre forma e fundo, mecanismo e conteúdo, apresentante e apresentado. Mas sobretudo entre o objecto significativo e objecto a-significante (insignificante), e toda a convulsão na relação entre postos e instancias hierárquicas. E por fim, como síntese das premissas anteriores, a relação entre os modos e meios de dar a ver e o exercício de poder.
Na impossibilidade de neutralidade dos mecanismos de display, o modo de dar a ver é inseparável do do controlo sobre o conteúdo. Esta publicação (ela mesmo um mecanismo de apresentação), através da representação imagética, onde as palavras podem falhar, parte do panteão de cada um dos autores para uma possível e problemática expansão de possibilidades.
:: A.R. // D.E.
hdsfihdskafhdjkshgfjksa
gfdhsjakfgdhsajfgdhsja
duo is a print publication, an alternative exposure space circuit consisting on
a confrontation platform between two poles which aims to reflect on a mote.
The discussion will be handled by a permanent designer and the invited parties.
The selection as well as the theme will be under the mediator’s responsibility, who
will also assume the role of Curator. This project is opened to all creative structures.
In this first edition, André Romão and Diogo Evangelista will present their reflection on the idea of display. :: ALB.
ghjsagchkaghcfjdsa
The research on the issue display presented in this publication has no narrative, conclusive or encyclopedical pretensions concerning the proposed issue. We are mostly interested in an opened and speculative view, or in an explosion (or implosion) of relations between signifying and signification.
The thoughts on the idea of display are presented in three approaches: firstly the key metaphor of visibility of what there is to be seen, the perception of exposure and presentation as catalytic agents, the objects that establish the visible dimension, offering it to perception and thus to comprehension. Secondly the approach of the same elements as hierarchy enhancers (visual stratification) between who exhibits and who sees, between form and substance, mechanism and content, presenter and presented., but, above all, between the significant object and non significant (insignificant) and all the turbulence between grades and hierarchies. Finally, as a synthesis of the previous assumptions, the relation between the ways and the means of exposing and the exercise of power. Given the impossibility of a neutral position of the display mechanisms, the means of exposure become inseparable from the content’s control.
This presentation (in itself a presentation mechanism), given its context of imagery representation where words are scarce, emanates from each author’s pantheon and moves into a possible as well as problematic expansion of possibilities.
:: A.R. // D.E.